segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Convergência das mídias a WebTv em Foco





Com a popularização da internet surgi uma nova forma de comunicação: as chamadas novas mídias, que engloba as redes sociais e os Blog’s, que embora tenha sido, a princípio, desenvolvida para que os usuários comuns tivessem mais um meio de se comunicarem e se relacionarem de uma forma mais impessoal, se aproximar de pessoas que não se conheciam ou que não se vêem frequentemente tomou novos rumos e hoje temos também as redes sociais como ferramenta de in formação, fonte ou meios de divulgação....


Essas “novas mídias” são comuns usadas por alguns profissionais da área de comunicação ampliando assim o papel de comunicador; hoje também tem como ferramentas de comunicação as redes socias e Blog’s oriundas da internet. Não é raro ver na internet jornalistas que se utilizam dos Blog’s para promover algo, postar noticias ou simplesmente publicar o que eles não podem falar em meio de comunicação convencional como: jornais impressos, revistas e/ou mídias televisivas.


A democracia na internet é tão verdadeira que a assessoria de imprensa do presidente da republica, Luiz Inácio Lula da Silva, se rendeu a Blogosfera e agora os eleitores também podem participar do governo Lula, postando comentários e lendo as noticias do governo. É fato que a internet se tornou mais um meio onde a comunicação social ganhou espaço, seja como forma alternativa, como no caso das redes sociais e Blog’s ou como “Mass Comunication” através do surgimento de uma nova forma de se fazer televisão com o advento da WEBTV.


A WEBTV faz parte do que chamamos hoje de web 2.0, que é a nova versão da internet, onde o internauta monta a sua programação intercalando entre, programação ao vivo e On Demand (gravada), interagindo em tempo real com a programação e gerando um tráfico de informações.


O termo WEBTV não é tão novo quanto parece, porém é algo pouco conhecido entre “nós” brasileiros. Existem também o termo “IPTV”, fazendo uma analogia seria a TV por assinatura da WEBTV.


TV on line, TV pela internet, internet TV, por fim WEBTV, não importa o termo usado, o que realmente deve ser levado em consideração é que WEBTV é a evolução da TV convencional; digamos que a única coisa em comum entre elas seja a câmera de filmar, embora na WEBTV um celular bem equipado com uma boa câmera, já faz com que uma reportagem entre no ar, sem maiores atropelos e em tempo real.


A primeira WEBTV do Brasil surgiu em 2002, a alltv.com.br, com programação ao vivo, característica importante de uma WEBTV, proporcionando ao web-espectador, (termo usado para falarmos dos espectadores de WEBTV), interagir em real time com o apresentador, característica da interatividade tão presente na internet. Portanto, WEBTV é uma nova forma de fazer televisão, ao vivo (característica do rádio), com toda a produção de uma TV convencional (jornalistas, produtores, diretores, iluminação, cenografia, entre outros...), e participação do internauta contribuindo com conteúdo em tempo real (interatividade) característica exclusiva da internet; daí o termo convergência das mídias, onde em uma só mídia (WEBTV) encontramos características principais e básicas das demais mídias: jornal, televisão e rádio.


Precisamos entender e encarar que nenhum meio de comunicação por mais que ele proponha interatividade, será de fato comunicativo, se não houver discernimento do que é real ou virtual. Precisamos perceber que todos os meios de comunicação que se convergem com a internet podem oferecer para nós benefícios, na nossa vida “real”embora o meio seja “virtual”; precisamos entender que ela é formada por pessoas, e que do outro lado da tela do nosso computador existe um ser humano como nós.



Deixe sua opinião, ela é muito importante.

Acesse: pubwebtv.com
http://twitter.com/pubwebtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário, desta forma você contribui com o crescimento mútuo dos nossos usuários. Obrigado.