quinta-feira, 21 de maio de 2009

Ferramentas para optimizar sites e blogs - ferramentas para seo

Há algum tempo que pretendia fazer um post deste tipo, e só hoje tive oportunidade para isso.
A lista de ferramentas SEO que irei partilhar de seguida, irá sofrer constantes actualizações há medida que vão surgindo novas oportunidades no mercado.
Estas ferramentas poderão ser-lhe uteis na optimização e gestão do seu website ou blog.

Hit Counters, Monitorização de Dados, Estatisticas

Existem diversas opções para utilizar em blogs, algumas com qualidade e gratuitas, e outras opções pagas também de elevada qualidade.
Dos contadores de visitas, um dos que mais utilizei durante algum tempo foi o http://www.thewebhitcounter.com/, que embora não tenha spam nem janelas indesejáveis, conta todo o tipo de visitas na página. Basicamente conta cada página vista e não propriamente o número de visitantes únicos.
Uma das opções interessantes para monitorizar visitantes e que não deixa qualquer tipo de rasto, é a StatCounter por exemplo.
Se pretende colocar um pequeno widget para saber quantas pessoas estão online no seu blog, de onde elas vêm e qual o seu endereço, um dos serviços mais interessantes da actualidade é o Whos.Amung.Us. Existem outros, incluindo plugins para Wordpress. Se utiliza Wordpress, então utilize o plugin WP-UserOnline 2.20.

Em termos de estatisticas globais do seu website, tais como visitantes únicos, pageviews, volume de tráfego, fontes de tráfego, etc., recomendo dois serviços à partida. O primeiro é o já conhecido Google Analytics, e o segundo é o novo Microsoft Gatineau.

Indexação, Diagnóstico, Sitemaps

Existem várias ferramentas deste tipo, mas a que uso com maior regularidade e mais profundamente, é a Webmaster Tools da Google.
Conforme relatei num post dedicado a esta ferramenta, será possível com ela, criar e optimizar Sitemaps, indexar todos os conteúdos do seu website, encontrar erros de indexação ou erros 404 comuns em páginas não encontradas, entre outras coisas.

O Webmaster Tools permite também gerar e controlar os famosos Robots.txt. Tenham bastante atenção no caso de utilizar uma ferramenta para criar Robots.txt que lhe façam o trabalho de indexação e scan de páginas. Não é aconselhável a criação e gestão deste tipo de ferramentas se não as dominar e se não entender o seu funcionamento interno. Como tal, sugiro que utilize sempre o Webmaster Tools da Google, que lhe poupará imenso trabalho.



fonte:

http://www.fique-rico.com/2008/04/03/as-melhores-ferramentas-seo-para-optimizar-sites-e-blogs/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário, desta forma você contribui com o crescimento mútuo dos nossos usuários. Obrigado.