quinta-feira, 21 de maio de 2009

Como optimizar o ranking alexa

Antes de mais, para quem não conhece o Alexa, poderá dizer-se que funciona ao mesmo estilo do Google Page Rank, mas com uma análise bastante diferente.
O Alexa é um provedor de informação que disponibiliza dados sobre o volume de tráfego e o número links de praticamente todas as páginas da internet.
Submeter o seu website ou blog no Alexa é bastante simples, bastando utilizar o Search do site para procurar o seu blog, e depois notificar o Alexa que você é o dono do mesmo, preenchendo depois alguma informação necessária sobre a propriedade do site.

Deixo-vos o exemplo do Fique-Rico: http://www.alexa.com/data/details/traffic_details/fique-rico.com

Como funciona o Alexa?

O ranking de tráfego é sempre baseado no histórico de tráfego gerado pelos milhões de utilizadores que utilizaram a Alexa Toolbar nos últimos 3 meses, e é uma medida combinada de page views e utilizadores.
Como primeiro passo, o Alexa computoriza o número de page views diários de milhões de páginas na internet.
O tráfego do Alexa é baseado numa medida geométrica que combina estes dois factores (o número de utilizadores que visita a página, e o número de page views que esses mesmos utilizadores visitam)
Obviamente que o ranking Alexa não é tão credível como seria de esperar, uma vez que existem milhares ou mesmo milhões de utilizadores que não utilizam a barra do Alexa, ainda para mais quando não existe (ainda) uma versão compatível com o Windows Vista.

Então porquê utilizar o Alexa?

O Alexa é tão importante como o Page Rank ou outro qualquer algoritmo de medição e avaliação de páginas. Porquê?
Porque simplesmente serve como medida de avaliação de uma página. Uma página que tenha um valor de tráfego do Alexa baixo, significa que gera muito tráfego e portanto, é um site valioso.
Este factor será extremamente importanto no momento em que pretender vender publicidade, algum produto ou mesmo o seu website.
Várias empresas utilizam o Alexa como utensilio de medição da popularidade e volume de tráfego dos sites, pelo que melhorar o ranking é sempre importante.
Como exemplos, sites como o O TLA, ReviewMe ou mesmo o SponsoredReviews, utilizam o Alexa como fonte de medição.

Como optimizar o nosso site para o Alexa?

Uma vez que o Alexa não é 100% credível, é necessário tomar partido desse factor, para vender publicidade a um preço mais apetecível.
A melhor forma de fazer diminuir o nosso valor de tráfego no Alexa, é tirando partido no volume de tráfego do nosso site, e do volume de utilizadores que o lê com regularidade.
Gerar tráfego e visitas, será sempre positivo em todos os sentidos.

Uma das formas mais comuns de começar a optimizar e a tirar partido do Alexa, é instalando a Alexa Toolbar, definindo a nossa página como a Homepage.
Desta forma, sempre que arrancarmos com o browser e a referida barra do Alexa, iremos estar a contribuir para o crescimento do nosso ranking.
Importante poderá ser também, dar a conhecer a barra do Alexa a amigos e conhecidos, tirando partido desse mesmo factor.

O Alexa Widget é um elemento visual que poderemos colocar no nosso website, de forma a dar a conhecer aos nossos leitores e visitantes, o ranking Alexa em que estamos, tirando partido desse mesmo factor.

fonte:

http://www.fique-rico.com/2008/02/25/como-optimizar-o-ranking-alexa/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário, desta forma você contribui com o crescimento mútuo dos nossos usuários. Obrigado.