terça-feira, 23 de março de 2010

Tire suas dúvidas sobre internet móvel e redes de telefonia 4G

Tecnologia de transmissão de dados já está em funcionamento na Suécia.
Chegada ao Brasil deve demorar pelo menos três anos.

Leopoldo Godoy Do G1, em São Paulo


O crescimento do acesso à internet por banda larga tem sido impulsionado nos últimos anos pelas redes de dados via telefonia celular. Os sistemas de terceira geração, ou 3G, devem se tornar até o fim de 2010 a maior porta de acesso à rede para os brasileiros, de acordo com pesquisa da consultoria Yankee Group. Mas o 3G, que permite uma velocidade máxima de até 10Mbps, já é considerado "antiquado" para quem vive na Suécia, primeiro país do mundo a adotar a tecnologia LTE, considerada o primeiro passo para a chamada quarta geração, ou 4G.

A rede adotada pela operadora TeliaSonera promete downloads sem fio a velocidades de até 100Mbps, ou até 10 vezes o limite da tecnologia 3G. Em operação em stocolmo e também em Oslo, capital da Noruega, o sistema da TeliaSonera só pode ser acessado, por enquanto, por modens acoplados a notebooks ou computadores, já que não há telefones celulares nativos compatíveis com a tecnologia.

Para quem mora no Brasil, no entanto, o 4G ainda é um sonho distante. Os leilões das faixas de espectro compatíveis com a tecnologia LTE devem começar entre 2010 e 2011. A adoção dos sistemas de quarta geração, nas previsões mais otimistas, começam daqui a pelo menos três anos.

Tire suas dúvidas sobre redes móveis de internet:

>>> O que é o 4G?

É o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. Dois sistemas já em funcionamento atualmente utilizam o título- embora sem cumprirem todos os padrões exigidos pelo ITU(International Telecommunication Union, órgão responsável pela padronização das telecomunicações): o WiMax, desenvolvido pela Intel, e o LTE (Long Term Evolution).

O padrão LTE é o que mais se aproxima das exigências do ITU. Modens com padrão LTE são capazes de transmitir dados em até 100 Mbps. Além disso, o aparelho transmite voz via IP, eliminando a necessidade de sistemas de conexão telefônica: não importa se você está navegando na internet ou conversando pelo telefone, tudo vai passar pela internet.

>>> E o 3G, deixará de funcionar?

Não. A grande vantagem da tecnologia LTE é que ela mantém a compatibilidade com os aparelhos antigos. Portanto, não é necessário trocar de celular quando a rede entrar em funcionamento. A velocidade, no entanto, será limitada pela capacidade do aparelho móvel.

>>> Com o 4G, veremos a chamada 'realidade aumentada' se transformar em realidade?

A maior banda para transmissão de dados será muito bem recebida pelos desenvolvedores de aplicativos de realidade aumentada. Porém, não é necessário esperar a chegada da rede 4G. Já há aplicativos que utilizam o celular como uma 'lente' que adiciona informações ao mundo real.

Donos de celulares Android, sistema operacional do Google, ou de iPhones, por exemplo, já podem testar diversos programas de realidade aumentada.




Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1537125-6174,00-TIRE+SUAS+DUVIDAS+SOBRE+INTERNET+MOVEL+E+REDES+DE+TELEFONIA+G.html

Deixe sua opinião, ela é muito importante.

Acesse: pubwebtv.com
http://twitter.com/pubwebtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário, desta forma você contribui com o crescimento mútuo dos nossos usuários. Obrigado.