sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Lula recebe proposta para plano nacional de banda larga até a próxima semana

Lula recebe proposta para plano nacional de banda larga até a próxima semana

Estado será regulador para tornar tecnologia mais acessível à população.
Expectativa é ampliar acessos de 15 milhões para 165 milhões até 2018.

Da Reuters

O presidente Luis Inácio Lula da Silva recebe até dia 24 esboço de um projeto para ampliar o acesso à internet em alta velocidade no país, afirmou o coordenador de inclusão digital da Presidência, Cezar Alvarez...

  • Aspas

    O governo quer fazer esse papel de regulador para tornar a banda larga acessível a diferentes camadas da população"

"O Estado será regulador do serviço porque esse é um dever, e o governo quer fazer esse papel de regulador para tornar a banda larga acessível a diferentes camadas da população", afirmou Alvarez durante evento em Brasília, segundo a Agência Brasil.

No final de outubro, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, afirmou à Reuters que o plano nacional de banda larga terá necessidade de investimentos de R$ 10 bilhões numa primeira etapa. Segundo ele, o governo está trabalhando para promover licitações de frequências de acesso rápido à web no primeiro trimestre de 2010.

O ministro afirmou na ocasião que o governo pretende oferecer frequência usada para banda larga com tecnologia WiMAX.


Presente no mesmo evento que Alvarez, o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ronaldo Sardenberg, afirmou que o governo tem expectativa do país ampliar o número de acessos à internet rápida para 165 milhões até 2018. Atualmente, segundo ele, existem 15 milhões de acessos no país.

Sardenberg afirmou que a previsão de investimentos para o setor é de R$ 250 bilhões até 2018 e será necessário incentivar concorrência entre as empresas fornecedoras do serviço. De acordo com ele, o setor responde atualmente por mais de 6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

"Não podemos nos conformar com um hiato digital no país, com serviços de telecomunicações muito avançados em determinadas regiões e muito atrasados em outras", disse Sardenberg, segundo a Agência Brasil.

Atualmente, a oferta de banda larga está concentrada no Sudeste, sendo oferecida por empresas de TV a cabo e operadoras de telefonia.

Fonte:
http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL1381045-6174,00-LULA+RECEBE+PROPOSTA+PARA+PLANO+NACIONAL+DE+BANDA+LARGA+ATE+A+PROXIMA+SEMAN.html

Deixe sua opinião, ela é muito importante.

Acesse: pubwebtv.com
http://twitter.com/pubwebtv

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário, desta forma você contribui com o crescimento mútuo dos nossos usuários. Obrigado.